Início > Uncategorized > Sobre o que é parceria!

Sobre o que é parceria!

O post de hoje não tem a intenção de polemizar (ou tem) mas eu queria conversar com vocês sobre P-A-R-C-E-R-I-A-S e sobre as implicações dessa palavra na blogosfera!

Primeiro, não considero parceria quando uma marca simplesmente me envia um produto para q eu conheça ou sorteie no blog (isso é apenas uma ação de divulgação… uma estratégia de marketing de produto).

Parceria é uma via de mão dupla, é relacionamento e é confiança! Eu posso dizer por exemplo que tenho algumas marcas parceiras aqui no blog, e são marcas com as quais eu sempre posso contar (e não é só pra pedir produto hahaha… ahhhh conceitos deturpados…), que me respondem em prontidão a qualquer dúvida que eu tenha, que sabem que podem contar comigo para qualquer ação!

É inegável que o acesso à internet é algo fácil, que criar um blog ficou mais fácil ainda e já não é de hoje a discussão sobre “as blogueiras mendigas de brinde” e da geração de conteúdo x blogs que se constroem somente com base nos sorteios – Post do blog Pronto Calcei – dêem uma lida!

Eu eu mesma já relutei sobre fazer sorteios… vocês já sabem! Mas estou segura do conteúdo do blog então acho que neste caso posso volta e meia presentear minhas leitoras, ok?

Enfim, não podemos (e que grande pretensão seria essa hã!) gerenciar os blogs, e nem haveria graça nisso, o bacana da internet é justamente a total liberdade que ela proporciona, mas acho importante levantarmos questões e reavaliarmos conceitos!

E parceria definitivamente não é uma marca de esmalte de oferecer meia dúzia de frasquinhos, te OBRIGAR a sortear a metade e ainda tratar suas blogueiras “parceiras” com ofensas via twitter! Esse tipo de parceria??? TÔ FORA!

Fica aqui meu muito obrigada às empresas com quem o MVC tem trabalhado até agora… essas sim são relações de parceria, sem cobranças e em clima de camaradagem! E todos nós vamos crescendo juntos!

Beijos

Beta Mysko

  1. 7 de julho de 2010 às 11:24 am

    Parabéns, Beta! Alguém tinha que se levantar e falar isso, porque isso realmente acontece demais, marcas que se aproveitam da “publicidade” gratuita enviando um ou dois produtinhos e exigindo das blogueiras que sorteiem metade, é ridículo O.o Isso não é parceria, é exploração, e continua acontecendo só pq tem gente que dá trela >< É aquilo que já foi comentado muitas vezes, o que as blogueiras fazem é por amor mas é também um trabalho, e deve ser valorizado! beijos

  2. 7 de julho de 2010 às 11:24 am

    Que belo tapa em Beta, adorei o post amiga!
    E podes ter certeza que não só entendi como identifiquei cada linha do que você disse! xD

    Beijocas

  3. 7 de julho de 2010 às 11:33 am

    O duro que é isso mesmo o que vemos de blogs sendo criados apenas para receber “brindes” , outra coisa que vale resaltar não é pq a empresa lhe enviou algum produto que você tem que necessáriamente falar que o produto é o melhor você tem que falar a real … se o esmalte não tem durabilidade se a pigmentação é ruim a verdade tem que ser dita afinal você esta testando o produto e as sua leitoras querem saber a verdade e não a verdade que as empresas querem vender. Ainda bem que as empresas que entramos em contato para o Manicure em Casa NUNCA exigiram nada ta certo que tem empresas que nos atendem com maior rapidez do que outras mas faz parte rsrs e as empresas que contatamos nunca ofenderam nossas leitoras.

    Super válido esse post.

    Bjsss

  4. 7 de julho de 2010 às 11:34 am

    Oi Beta… posso estar viajando… mas acho que entra nisso o lance do sorteio, sabe. Esses blogs que vinculam as sorteaveis a milhões de artimanhas (cara, parece gincana… tem de seguir o blog, seguir no twitter, dar RT, 5 pulinhos, duas cambalhotas….) acho que tira tb um pouco da graça da coisa e da leveza.
    Não se trata de troca de informações a intenção do blog? Contar experiências (legais e desastrosas)? Então vamos acalmar que os seguidores vem com a qualidade…. e ficam! Pois eu não continuo seguindo quem não me traz nada a acrescentar… pra que? Poluir meu pobre mural?
    Beijocas sinceras 😉

  5. 7 de julho de 2010 às 11:40 am

    Tá certa. Não coloco banner no blog de quem me deu presentes, uso e falo. Adoro experimentar mesmo!
    Dois: quer dar presentes para mim e para minhas leitoras? Aceito, se eu puder resenhar e falar o que quiser e como quiser. Empresa que garante o que faz não te obriga a resenhar com “modus operandi” – já recusei proposta assim e vejo pipocar na internet sorteios desta marca.
    Quer participar de sorteios no meu blog? À vontade, NÃO obrigo e nem peço para me seguir, vai aparecer e voltar quem quiser, se quiser, porque quer.
    Beijos!

  6. 7 de julho de 2010 às 11:43 am

    Concordo com o post da Grazi aih em cima: odeioooo participar de sorteio q tem q seguir twitter, ser fa de facebook, participar de comunidade do orkut… nossa, eh mega tenso…

    eu faco alguns sorteios sim (ja to no quarto no meu blog em menos de 4 meses)… mas pq eu gosto (sou viciada em participar, porque nao seria em fazer neh?)

    tambem concordo que uma coisa eh enviar produtos para testarmos e darmos nossa opiniao (positiva ou negativa)… eh legal conhecer uma marca, pq somos consumidoras em potencial!!! So q outra coisa eh mentir para a gente (comentei isso no twitter @crazysechs ontem) falando que nao envia produtos, amostras e tals, sendo que o faz… custa falar q o interesse da empresa eh contatar primeiro os blogs com mais acessos, por causa da visibilidade??? a empresa perde muitos pontos comigo com essas mentiras e enganacoes…

  7. Ariane Baldassin
    7 de julho de 2010 às 11:44 am

    Acho corretíssimo o que você escreveu! Acho que hoje realmente há uma “detrupação” de valores. Mas como vivemos em um mundo democrático cada um sabe o que faz com seu blog…
    Eu recebo seus Feed várias vezes por dia com ficas muito legais de roupas e adoro. Realmente nunca vi um sorteio mas nem por isso cortei o blog da minha lista porque gosto da sua transparência. Esses dias mesmo estava falando com uma amiga minha: mas o que é parceria???
    Agora você esclareceu e super bem!
    Valeu pelo post
    🙂

  8. 7 de julho de 2010 às 11:50 am

    Mto bem Beta, concordo que parceria é quando temos uma empresa amiga que confia no nosso trabalho e que está disposta a nos ajudar.
    Claro que quando podemos sortear algo, presentear as leitoras é ótimo, mas não podemos criar um blog só pra fazer sorteios como vemos mto por aí! E a qualidade? fica onde? Se uma empresa me mandar algo pra testar eu uso e falo a verdade, como já faço! Nossa verdade é o que conquista nossas leitoras! A sua verdade é que me acessar o MVC todos os dias!! Continue sempre assim, verdadeira!!! Que seu trabalho é ótimo!!!

  9. 7 de julho de 2010 às 11:51 am

    É isso mesmo. Quando tinha o blog antigo, recebi um email da Catharine Hill que fazia tanta, mas tanta exigência pra enviar um produto que eu dispensei. Falta tato aos departamentos de marketing e donos de empresa…

  10. 7 de julho de 2010 às 11:51 am

    Belo post, as empresas precisam compreender o significado de parceria na blogosfera.
    Bjo,
    Malu
    @maludavila
    http://enquantohouverchampagne.blogspot.com

  11. Juliane Lima
    7 de julho de 2010 às 11:54 am

    Fraco esse post.
    Concordo com as ideias lançadas, mas falta embasamento. Creio num equivoco tbm sobre estratégias de marketing, o que é aceitável para uma maquiadora.
    Sobre o departamento de marketing da Catherine Hill, acho que é pq eles negaram a parceria contigo.
    Sobre os 06 esmaltes da Sancion Angel, todo mundo ta careca de criticar e com razão.
    A ideia desse post é boa, continua desenvolvendo a ideia que uma hora sai.
    Bjinhus adoro tuas diquinhas.

    • Beta M.
      7 de julho de 2010 às 11:59 am

      Oi Juliana,

      eu recebi a mesma proposta de “parceria” vinda da Catharine Hill que outras inúmeras blogueiras. Te enviam um produto à tua escolha, outro idêntico para sorteio, mediante pagamento de frete (e obviamente o pagamento do envio para a ganhadora) e realmente é uma ação péssima, não é o tipo de “parceria” que me interessa!

      Beta

      • 7 de julho de 2010 às 6:24 pm

        Também recebi essa mesma proposta hoje por e-mail … tb ñ é esse tipo de parceria que interessa!!!

  12. Pauline
    7 de julho de 2010 às 11:56 am

    Entendi tua indireta quase direta haha
    Cada blogueiro faz o que bem entende com o seu espaço, é isso que acontece, e eu acho certo, pq é aí que os blogs bom se mantém e os demais somem. Não é por nada que teu blog é sucesso Beta. Mas como eu sempre digo, no meu blog tá a minha cara estampada e meu nome assinado, ou seja, se eu fizer merda to dando a cara a tapa! Se eu falar bem de algo que é ruim vai ter alguém que vai me contradizer e eu perco a confiança. Esse é um assunto muuuito longo e acho que tudo é muito mais simples do que parece. Azar de quem age de má fé, eu to fazendo o que eu gosto, apóio quem eu quiser (amo apoiar novas marcas que tem qualidade e nem peço nada em troca, tennho prazer em estar ajudando alguém a crescer e ajudo também as meninas mostrando que existem outras opções). Segue teu ótimo trabalho Beta e não dá bola, enquanto o teu blog cresce outros desaparecem, assim como as marcas! 😉 Como diria o dono do Google: se não quer que vejam o que você está fazendo, simplesmente não faça. E muita gente ainda não se ligou nisso.

  13. 7 de julho de 2010 às 12:00 pm

    Ótimo post Beta!
    Concordo com vc em tudo e acho que está na hora de muitas empresas aprenderam que mídias sociais e relacionamento com a blogosfera é via de mão dupla e que aqui elas não podem reinar não.

    Tem cada coisa errada que a gente vê por aí, mas falo que essas empresas e até esses blogs que prezam por brindes e tals não vão permanecer firmes no futuro não, pois o que vai ditar os que vão ficar é o conteúdo de qualidade.

    Parabéns pelo post!

    beijos!

  14. clari
    7 de julho de 2010 às 12:09 pm

    Bah Robertuxa post muito esclarecedor, tanto pra mim que sou novata nesse mundo maravilhoso que é a blogosfera, como pra quem já tem experiência nesse mundo.
    Entendi perfeitamente o que tu quis dizer. E ainda acho que essa tua atitude é uma atitude de gente sincera, que faz as coisas com o coração. E tá certo. Nada mais bonito que ver alguém fazendo as coisas com o coração.
    Ai amiga, tu é minha inspiração!
    Beijos!

  15. 7 de julho de 2010 às 12:15 pm

    Oi lindona, muito bem colocada suas palavras em relação às parcerias. Eu tb entendo que “parceria” não é só ficar distribuindo produtos para sorteio não, é claro que precisamos deles para poder testar e divulgar-mos com absoluta clareza, pois não é só olhar para a embalagem e dizer que o produto é bom, mas “o depois”, digo a interatividade da empresa com as blogueiras é primordial e creio que isso não acontece. Parabéns pelo Post. Bjoks
    http://belezaemfoko.blogspot.com

  16. tetê martins
    7 de julho de 2010 às 12:40 pm

    super bem falado, beta…é isso aí …até porque você não cai nessas de só elogiar os produtos, né…senão fica difícil confiar no blog ….ah…putz, valeu a dica do “lápis” pra sombrancelha….beijos, lindona…..

  17. 7 de julho de 2010 às 12:43 pm

    Esse post daria algumas páginas.
    Acho que precisa haver essa crompreensão tanto da parte dos blogueiros como das empresas. Até pq se alguma empresa quer te “fornecer” algum produto ela precisa estar pronta para ouvir o teu real parecer sobre.
    Talvez seja uma questão até cultural.

    Beijocas

    Laressa

  18. Elenice Sforzim
    7 de julho de 2010 às 1:36 pm

    Vc sempre arrasa, seja nas makes ou nas opiniões. Alguém precisava dizer isso, um tapa na cara de mtas blogueiras. Conceito totalmente errado esse de dizer q tal empresa é parceira só pq enviou amostras… aí a fulana diz que os produtos são maravilhosos e as leitoras acreditam. Opiniões devem ser sinceras, se não gostou tem q falar mesmo. E acho o fim do mundo empresa tratar mal blogueira ou consumidor, seja pelo Twitter ou através de qquer outro canal.
    Bjos

  19. Kel
    7 de julho de 2010 às 1:39 pm

    Concordo plenamente com você!
    Esse tema é muito polêmico, mas muito válido.
    Geralmente empresas pequenas adoram fazer isso em busca de mão de mão de obra grátis, ou popularmente falando, algum besta que tope trabalhar pros outros de graça.
    Mas também tem empresa grande que faz, o que eu acho ainda mais triste.
    Existem blogs e blogs né. E as empresas deveriam aprender a identificar isso.
    Eu como leitora, acho super cansativo ler um blog todo na base do COPIAR + COLAR, gosto de ver opiniões positivas e negativas também. Fica feio e chato. Dá pra perceber até de onde a pessoa tira o texto. Agente saca logo q é esse tipo de “parceria”
    Uma empresa já cometeu o cúmulo de mandar um ítem pra sortear lá no blog que não custava nem o valor do frete que EU

  20. Isabella Rabello
    7 de julho de 2010 às 3:23 pm

    Isso aí, Beta. Parceria é uma via de mão dupla. Não sou blogueira, não tenho noção de qto uma blogueira ganha pra cobrir evento, etc. mas ficaria muito chateada se empresas me procurassem com propostas “indecentes”

  21. 7 de julho de 2010 às 3:34 pm

    Belo post Beta!
    Nem vou comentar pq vc já sabe da minha opinião e tals…

    Beijooooo

  22. 7 de julho de 2010 às 3:59 pm

    Bom, eu acho q se eu for comentar todo o post e também os comentários (sim eu os li) eu faria outor post e ainda seria maior hahaha.
    Sem entrar muito na questão da coisa meio gincana para participar de sorteios (até pq eu mesma as faço como modo de divulgação do meu blog já q sou blogueira iniciante e assim q tiver um número bom e fiel de leitores (oq está vindo) eu vou parar com isso) eu concordo muito com esse lance da parceria.
    Como eu falei, embora eu seja blogueira iniciante, já tenho até q uma certa visibilidade e algumas empresas chegam até mim me oferenendo bala por biscoito. Não rola, eu digo não. Só aceito oq é de meu interesse e q eu creio q igualmente será do interesse das minhas leitoras.
    Como eu falei no twitter, eu não sou parceira formal a Koloss mas eu a tomo sim como parceira. Pq? Pq sou respondida prontamente, pq sei q minhas leitoras também serão e fora q eu tenho um carinho enooorme pela Adriana.
    acredito q esse post vai sim gerar polêmica. Veremos blogsfera a fora enlouquecida e cada um “protegendo” o “seu” haha

  23. Tatiana Ladekani
    7 de julho de 2010 às 8:50 pm

    Concordo em parte com o que foi dito. Tenho um blog, também de beleza, mas com uma abordagem diferente do seu, e só posso falar por mim.
    Não entendo esse babado de mendigar brinde para empresas, seja lá quais forem.
    Eu nunca pedi nada para empresa alguma e não me arrependo. Certeza de que me poupa muito stress.
    Até essa questão da Catharine Hill, que foi levantada nos comentários, é uma polêmica que eu não entendo.
    (E olha fui uma das que, bem no comecinho e antes de qualquer polêmica, aceitou o produtinho da marca porque realmente estava a fim de testar, resenhei de forma 100% honesta e, tendo aprovado a qualidade, sorteei o duplicado que a empresa mandou.) Pelo menos comigo não fui obrigada a fazer nada.
    No entanto, pelamor… nada disso é parceria. Considero uma prestação de serviço dentro do objetivo do blog e olhe lá.
    O erro deles tem sido repetir o marketing em tudo quanto é tipo de blog, inclusive os que não tem nada a ver com beleza. Isso não acontecia na minha época e certamente queimou a empresa de uns tempos para cá.

    Em linhas gerais, estou quase concluindo que a melhor coisa que eu faço no meu blog é o que eu já faço. Resenho o que eu compro com o meu suado dinheirinho e não me estresso com demandas sem pé nem cabeça de empresas “parceiras”.
    Manter um blog é um babado MUITO trabalhoso sim e, pelo menos para mim, não traz vantagem econômica nenhuma. Eu faço porque gosto.
    Desvirtuar um espaço que supostamente é pessoal para uma mera vitrine de comércio é algo que, para mim, não rola.

    Para finalizar, gosto muito do seu blog e da sua sinceridade, Beta.

    beijocas,
    Tati
    http://www.beautylidadeublica.com

  1. 7 de julho de 2010 às 11:36 am
  2. 10 de julho de 2010 às 8:09 am

Deixe um comentário

